top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoana de Ângelis Horta Comunitária

Comunidade escolheu Horta Comunitária como Bom Exemplo de Sustentabilidade



Após mais de dois meses de votação on-line nos sites do Grupo Sinos, a comunidade de Novo Hamburgo/RS e região, escolheu a Horta Comunitária Joanna de Ângelis como Bom Exemplo de Sustentabilidade. No total, foram 24 indicados que possuem projetos e propósitos especiais em favor do coletivo. Conforme o Grupo Sinos, promotor da iniciativa, o projeto tem por objetivo mostrar que mesmo numa sociedade com tantas notícias duras e desestimulantes no dia a dia, existem muitos projetos e pessoas preocupadas em transformar esta dura realidade para melhor. A Horta Comunitária, na pessoa do seu presidente Gilmar Dalla Roza, foi eleita ao lado de mais sete entidades com trabalho social significativo.


Desde muito cedo, Roza aprendeu duas coisas que considera as mais importantes da vida: "que a gente só colhe o que planta e que tu podes escolher o que planta". Empresário, formado em contabilidade, os aprendizados da infância no interior do Rio Grande do Sul, marcados pelo apoio, pela reciprocidade e empatia, indicaram o caminho a trilhar não só na profissão, mas nas atitudes. Presidente da Horta Comunitária Joanna de ngelis desde 2016, Roza transformou a realidade da entidade, que tinha 18 colaboradores em janeiro de 2017 e hoje tem mais de 600 voluntários.





A Horta

Criada em 1990, a Horta Comunitária Joanna de ngelis é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem o objetivo de auxiliar a comunidade carente de Novo Hamburgo/RS. Além de manter uma extensa horta orgânica, com cursos de jardinagem voltada à sustentabilidade para crianças e adolescentes, a organização conta com um corpo de 600 voluntários que auxiliam no preparo de refeições para pessoas em situação de rua - que após atendimento são encaminhadas para a Assistência Social da prefeitura de Novo Hamburgo -, realizam consultas psicológicas e psicopedagógicas, dão aulas de capoeira e futebol, entre outros projetos ao longo do ano.


No ano passado, mesmo diante dos obstáculos impostos pela pandemia da Covid-19, foram realizados mais de seis mil atendimentos de adultos, adolescentes e crianças carentes. Para 2021, o objetivo é quase triplicar esse número, para 16 mil atendimentos. “A Horta é um laboratório de melhoria social, inclusive para os voluntários. Temos o firme propósito de, através da caridade, auxiliar na transformação integral do ser humano, criando bases para uma sociedade melhor”, conclui Roza.

10 visualizações0 comentário
bottom of page